quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mocotó Gaúcho

O prato foi criado pelos escravos devido aos seus ingredientes ricos e nutritivos. Este prato tem sua origem remontada no século XIX. Na época das charqueadas, os escravos encontraram nessa substanciosa mistura de ingredientes a solução para seu sustento. As partes do boi desprezadas pelos patrões, como pata, úbere, ou como falam aqui na região dos pampas, “ubre”, tripa grossa, e outros pedaços menos nobres, eram recolhidas pelos escravos, que as limpavam e as colocavam a ferver.
Quando voltavam da extensa jornada de trabalho, o cozido estava no ponto. Ao perceber os bons resultados que o mocotó proporcionava à saúde dos escravos, os senhores começaram também a comê-lo e enriqueceram a receita com lingüiça, feijão branco, ovos, tempero verde e outros ingredientes.
Aqui no Rio Grande do Sul, o mocotó é especialmente saboreado no inverno, em virtude de ser um prato quente, com grande fonte de calorias e ideal para as temperaturas frias da região. Uma característica do mocotó gaúcho é que além da pata bovina é acrescido de dobradinha como elemento fundamental do prato.
O mocotó é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira e cai bem principalmente quando o frio chega.
O preparo não é difícil, mas não pense que fica pronto de uma hora para outra. O segredo da receita está justamente no cozimento dos ingredientes, o que leva um tempo considerável.
Quanto mais cozimento, mais consistência. Ponto a favor para o mocotó: os ingredientes são baratíssimos.
Aprenda a fazer este prato cheio de energia e surpreenda-se com o resultado.
Mocotó
Ingredientes
- 4 patas muito bem lavadas
- 2 kg de mondongo
- 1 tripa grossa
- 1/2 kg. de lingüiça calabresa ou campeira
- 1 kg. de feijão branco
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 cebolas
- 4 tomates
- Sal temperado a gosto
- 2 folhas de louro
- 4 dentes de alho
- ovos duros picados
- salsinha e cebolinha picadas

Modo de preparar
Pôr a carne a ferver (de véspera), em água fria, com todos os temperos, até despegar o osso das patas. Deixar de véspera, também, uma ou duas xícaras de feijão branco de molho. Cozinhar o feijão e reservar. Fazer um refogado com cebolas, tomates, alho, louro, salsa, cebolinha e aí refogar os miúdos picados e a linguiça em pedaços. Acrescentar a água em que foram aferventados as patas  e as patas já bem cozidas. Deixar ferver bastante. Meia hora antes de servir, juntar o feijão branco. Enfeitar com ovos duros e tempero verde picados.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário