segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Espaguete ao molho de cordeiro

Queridos amigos
No último fim de semana, junto com meus amigos, decidimos aproveitar as sobras de uma carne de ovelha que havia sido frita ao meio dia. A carne de ovelha além de saborosa, é rica em minerais como ferro, fósforo, cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B.
A receita abaixo poderá ser preparada com sobras de churrasco de ovelha, ou de carnes de ovelha fritas ou cozidas. Mas se preferir, use carne fresca de sua preferência.
Não preciso falar que foi um sucesso. O molho de cordeiro é especial por sua cor, textura e sabor.
Em nossa cidade a maioria das vezes que comemos cordeiro, ovelha, ou carneiro, quase sempre os ovinos são assados à maneira gaúcha com salmoura ou sal grosso. Para mudarmos um pouco o tom desta carne tão deliciosa, aí vi a receita do molho especial.
Se preferir, apresente a receita com espaguete caseiro ou massa fresca, a diferença é enorme.
Não se esqueça que os toques pessoais sempre acrescentam surpresas boas aos pratos, mesmo de receitas já prontas. Experimente usar especiarias (canela, cravo, pimenta da jamaica, aniz estrelado) para temperar as carnes de ovinos e surpreenda-se!


ESPAGUETE AO MOLHO DE CORDEIRO
Ingredientes1kg de espinhaço ou paleta de cordeiro;
500 gr de espagueti da sua preferência;
1/2 garrafa de vinho tinto seco;
2 ramos de alecrim;
1 ramo de manjerona;
1 ramo de hortelã;
1 cebola média;
1/2 pimentão verde médio;
1/2 pimentão vermelho médio;
2 dentes de alho;
4 tomates bem maduros;
4 colheres de molho de soja (shoyu);
4 colheres de salsa e cebolinha picadas;
1 colher de azeite de oliva;
1 colher de manteiga;
50 gr de queijo parmesão ralado;
1/4 de pimenta "dedo-de-moça" bem picada;
sal.
   Modo de preparar:Coloque o espinhaço, cortado em "chuletinhas" (carré), ou desosse a paleta e corte em cubos, para marinar com o vinho, os ramos de alecrim e o ramo de manjerona, durante a noite. No dia seguinte, numa panela de ferro, aqueça o azeite e refogue a cebola cortada em cubos, os dentes de alho picados, os pimentões picados e os tomates, também cortados em cubos. Quando estiver refogado acrescente  a salsa, a cebolinha, a hortelã, o molho de soja e a pimenta. Deixe levantar fervura e coloque o espinhaço de cordeiro com o alecrim, a manjerona e o vinho. Mexa para incorporar e adicione água para cobrir os ingredientes. Prove e acerte o sal. Deixe ferver por aproximadamente 60 minutos, em fogo brando, cuidando para não secar, até que a carne fique macia. O molho deve ficar consistente. Quando estiver quase "no ponto", cozinhe, em outra panela, o espaguete, cuidando para que fique "al dente". Quando estiver pronto, escorra e coloque num refratário grande. Adicione uma colher de manteiga e, com um garfo, faça com que ela derreta e se incorpore ao espaguete, deixando-o "soltinho". Pulverize com o parmesão ralado.  Com uma concha coloque sobre a massa o cordeiro com molho distribuindo-o uniformemente. Decore com um ramo de alecrim e leve à mesa. Sucesso garantido. Uma maravilha.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário