segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lombo de porco agridoce

Prezados amigos
Devido aos muitos pedidos feitos pelos leitores, a receita desta semana é de um prato campeão de vendas das tele-entregas de comidas chinesas. O lobo de porco agridoce. Esta receita tem muitas variações, mas escolhi a receita abaixo pela simplicidade e facilidade de encontrarmos os insumos necessários para prepará-la.
Como podemos falar sobre culinária oriental, sem falarmos de suas bases?  Um dos produtos mais citados nas receitas de origem oriental é o shoyu.
Shōyu é o nome mais popular para o molho de origem chinesa feito a partir da fermentação de grãos de soja e amplamente utilizado na culinária japonesa e chinesa no preparo de pratos como  Yakisoba, também chamado pelos chineses de macarrão chop-suey, e também utilizado para acompanhamento como no sushi e sashimi.
O shōyu contem proteínas e vitamina B12. Em virtude da grande quantidade de sódio, deve ser consumido com moderação.

Produção tradicional

É tradicionalmente produzido pela fermentação de grãos de soja com trigo, que após torrados, são organizados em blocos e removidos e imersos várias vezes em um caldo de água fria e sal, o processo demora cerca de um ano, em vasos de argila, às vezes eles acrescentam cogumelos secos como champignon. No Japão, é ilegal produzir ou importar molho de soja artificial, portanto, todos os molhos de soja japoneses são tradicionais.
Ingredientes:
500g de lombo de porco cortado em cubinhos
1 pimentão cortado em cubos
1 cenoura cortada em fatias
vagens em pequenos pedaços
2 fatias de abacaxi cortada em cubos
1 cebola grande cortada em pétalas
2 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto
óleo para fritura
azeite para refogar

Para o molho:
3/4 de xícara de açúcar
3 colheres de sopa de molho de soja
1/3 de xícara de vinagre
2/3 de xícara de água
1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de molho de tomate

Como fazer:
Tempere os cubos de lombo com pimenta e sal. Aqueça o óleo numa frigideira grande. Bata ligeiramente os ovos, passe os cubos de lombo pelos ovos e depois pela farinha de trigo. Retire o excesso e doure aos poucos no óleo quente. Escorra em papel absorvente e reserve. Refogue cada um dos legumes isoladamente no azeite e reserve.
Em outra panela, coloque açúcar, vinagre e molho de soja. Leve ao fogo baixo até que o açúcar se dissolva. Acrescente o molho de tomate. Dissolva o amido de milho na água fria e acrescente à mistura de açúcar e vinagre, ferva por 1 minuto e reserve.
Em uma frigideira ou panela grande, coloque 4 colheres de sopa do mesmo óleo em que fritou os pedaços de lombo. Aqueça e acrescente os cubos da cebola, da cenoura, vagens e do pimentão; refogue em fogo alto por 3 ou 4 minutos. Coloque os cubos de abacaxi e os pedaços de lombo, misture bem e regue com o molho agridoce. Cozinhe em fogo baixo por 3 minutos. Caso o molho fique muito espesso, acrescente um pouco de água. Sirva com arroz branco ou Chop-Suey.


Nenhum comentário:

Postar um comentário